quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Arroz de Legumes e Açafrão


Mais um arroz. Este, costumo fazê-lo várias vezes e nem sei bem que nome lhe dar. E ficou assim,  arroz de legumes e açafrão. É uma espécie de arroz à valenciana "pobrezinho", pois faltam-lhe vários ingredientes. Vou vendo e juntando o que há no frigorifico. Mas não é por isso que fica menos delicioso!
Faço assim:


Ingredientes:

2 peitos de frango
3 salsichas frescas de perú
150g camarão descascado
2 delicias de lagosta
400g de arroz agulha
1 cenoura em cubinhos
150g de ervilhas
1 cebola
3 dentes de alho
pimento vermelho e verde em tiras q.b
1 malagueta
sal, azeite q.b.
vinho branco a gosto
açafrão das indias a gosto



Preparação:

Leve ao lume um tacho com a cebola e os alhos picados. Regue com azeite a gosto e deixe refogar. Corte os peitos de frango em cubos e as salsichas em pedaços. Junte a carne ao refogado e  deixe ganhar um pouco de côr. Tempere de sal, junte o açafrão, a cenoura, a malagueta e vá mexendo. Refresque com o vinho branco e deixe evaporar. Junte àgua na quantidade suficiente para cozer o arroz. Quando levantar fervura junte o arroz, as tiras de pimento e as ervilhas. Rectifique os temperos e a meio da cozedura junte o camarão descascado. Para finalizar junte as delicias cortadas em rodelas e os camarões cozidos.
E Bom Apetite!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pescada Gratinada com Legumes

Mais um prato de forno. Mais um peixe a gosto de todos aqui em casa. Comida quentinha, reconfortante, que vem para o prato a fumegar. Este peixe fica super saboroso. O molho de legumes dá-lhe um sabor especial, e o forno encarrega-se do aspecto.
Faço assim:


Ingredientes:

4 postas médias de pescada
1 talo de alho francês
pimento vermelho e verde q.b.
azeite, sal e pimenta a gosto
salsa
noz moscada q.b.
2 c. sopa de maizena
2 dl leite
queijo mozarella ralado a gosto


Preparação:

Num tacho coloque as postas de pescada. Cubra com àgua, um bom fio de azeite, um bom punhado de salsa, sal e pimenta a gosto.  Corte o alho francês em rodelas e os pimentos em tiras e junte ao peixe. Leve ao lume e deixe ferver 5 minutos. Retire do calor e deixe repousar.
Entretanto  prepare o molho bechamel. Leve ao lume a manteiga e quando estiver derretida, junte a farinha e deixe cozer. Adicione o leite e  mexa muito bem com uma vara de arames para não formar grumos. Rale um pouco de noz moscada e deixe ferver. Coloque  o peixe no pirex. Retire os legumes cozidos no caldo do peixe e junte ao bechamel. Deixe ferver e junte o metade do caldo. Rectifique os temperos e deite a mistura sobre o peixe. Leve ao forno pré-aquecido durante 15 minutos. Cubra o peixe com o queijo e leve ao forno até gratinar.
Servi acompanhado de puré de abóbora e cenoura.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bolo de Bolacha e Café

Uma sobremesa deliciosa, este Bolo de Bolacha e Café. Muito bom mesmo. O sabor do café corta o doce do Leite Condensado. Esta receita é um pouco diferente do Bolo de Bolacha normal, que se faz com o creme de manteiga, e que eu não aprecio muito, pois fica muito doce.
Faço assim:

Ingredientes:

2 pacotes de bolacha Maria
1 lata leite condensado magro
5 ovos
2 pacotes de natas
café forte q.b.
5 c. sopa de açucar
côco ralado q.b.

Preparação:

Separe as gemas das claras. Junte as gemas ao leite condensado e leve ao lume, em banho maria, até engrossar. Bata as claras em castelo bem firme e junte-lhe depois 5 colheres de açucar. Bata mais um pouco. Bata as natas bem batidas, e envolva-as depois nas claras, misturando muito bem.
Coloque o aro de uma forma de mola num prato de servir. Molhe as bolachas no café e coloque no prato. Por cima das bolachas, coloque uma camada de creme de natas e claras. Cubra com um pouco de doce de ovos e leite condensado. Vá colocando camadas sucessivamente até terminar os ingredientes. Termine com o creme de ovos e polvilhe generosamente com côco ralado.
Leve a gelar e sirva bem fresquinho.
E Bom Apetite!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Arroz de Tamboril e Camarão

Este arroz estava delicioso! Feito com costumo dizer "às três pancadas" e que saíu assim. Um arroz saboroso, quentinho, e como eu gosto, com calda. Quando é arroz fresco gosto dele assim, a "fugir do prato".
Aqui vai a receita:


Ingredientes:

400g de arroz agulha
350g de tamboril em cubos
150g miolo de camarão
200g de camarão cozido c/ casca
pimento vermelho, verde e amarelo a gosto
2 tomates madurinhos (usei congelados)
1 cebola
2 dentes de alho
azeite e sal q.b.
1 malagueta
salsa picada


Preparação:

Num tacho leve a refogar no azeite a cebola e os alhos picados. Deixe dourar um pouquinho e junte os tomates bem picados na picadora. Deixe ferver bem este molho. Junte a malagueta, os pimentos em tiras e regue com àgua a ferver ( + do dobro do volume do arroz). Tempere de sal a gosto e deixe ferver uns minutos. Adicione o arroz. Deixe cozer 5 minutos e junte o tamboril em cubos e o miolo de camarão. Quando o arroz estiver praticamente cozido junte-lhe o camarão. Rectifique os temperos e termine a cozedura a seu gosto. Sirva o arroz polvilhado de salsa picada.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Caril de Frango com Ananás

Mais uma receita de frango. Desta vez um caril. E que bom que estava!  Esta receita serviu  para exprimentar um caril que me foi oferecido, juntamente com outras especiarias, pelos meus sobrinhos S e R, vindo da Ilha da Reunião. O sabor é diferente, bem mais acentuado, muito bom mesmo. Decidi  variar um pouco os ingredientes e juntei ananás em cubos. Ficou delicioso, o contraste do caril e do ananás ficou mesmo muito bom. A repetir mais vezes!
É esta a receita:

Ingredientes:

400g de peito de frango em cubos
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento amarelo
4 rodelas de ananás
1 lata de leite de côco
sal e pimenta a gosto
azeite q.b.
caril em pó de boa qualidade


Preparação:

Num tacho coloque a cebola e os alhos picados. Junte o azeite e leve a refogar. Adicione o frango em cubos e deixe dourar um pouco a carne.
Polvilhe com o caril a gosto e  tempere de sal e pimenta de moinho. Junte a lata de leite de coco e mexa bem. Junte à carne os pimentos em tiras e o ananás. Rectifique os temperos e deixe cozer lentamente.
Sirva com arroz Basmati e decore com salsa picada.
E Bom Apetite!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Robalos no Forno em Cama de Legumes

Com o frio que se tem feito sentir o que sabe bem são as comidinhas de forno. Bem quentinhas, saborosas e reconfortantes! Sabem mesmo bem. Estes robalos foram o jantar de um desses dias. Um jantar para seis. Fiz-lhes uma "cama quentinha" e souberam muito bem.
Fiz assim:


Ingredientes:

6 robalos
1 cebola
2 dentes de alho
1 talo de alho francês
1 courgete
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
salsa a gosto
sal e pimenta de moinho
vinho branco q. b.
bom azeite a gosto
150g bacon fumado em fatias
oregãos secos


Preparação:

Aqueça o forno a 180º. Num tacho coloque a cebola e o alho francês em rodelas, os alhos picados,  e a courgete em pedacinhos. Corte os pimentos em tiras e junte. Regue com azeite e leve ao lume. Deixe os legumes cozer um pouco. Junte o bacon e tempere com o sal e a pimenta. Polvilhe com os oregãos e junte a salsa. Deixe refogar mais cinco minutos e rectifique os temperos. Regue com um pouco de vinho branco e retire do lume.
Dê uns cortes nos robalos e tempere com um pouquinho de sal e sumo de limão.
Coloque a mistura de legumes na assadeira e por cima coloque os robalos. Regue com um bom fio de azeite e leve ao forno quente cerca de 25/30 minutos.
Acompanhei com batatas a murro.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mousse de Chocolate Deliciosa

Já falei aqui da minha adoração por chocolate. Gosto mesmo! Esta receita de mousse, é ligeiramente diferente daquela que costumo fazer. Retirei-a de um livro de culinária que já tenho à muito tempo e resolvi exprimentar. Alterei ligeiramente a receita, e não me arrependi. Ficou  verdadeiramente deliciosa. Por isso lhe dei este nome.
Fiz assim:

Ingredientes:
Receita retirada e alterada do livro "Receitas Saudáveis da Cozinha Portuguesa"4 - Sobremesas e Diversos

200g de chocolate preto de boa qualidade a 70% de cacau
6 ovos
2 c. sopa de manteiga
200ml de natas
3 c. sopa de açucar em pó
1 jorro de whisky  para aromatizar - usei aguardente velha
cacau em pó para polvilhar

Preparação:

Parta o chocolate em pedaços e leve a derreter em banho maria, juntamente com a manteiga. Mexa de vez em quando e não deixe secar. Vá juntando uma gema de cada vez, mexendo sempre. Deixe arrefecer um pouco e junte o whisky.
Bata as claras em castelo bem firme e junte-lhes 1 colher de açucar em pó. Bata as natas e quando começarem a endurecer junte-lhes o açucar restante. Bata bem.  Misture as claras com as natas e de seguida junte o chocolate. Envolva e distribua a mousse por tacinhas. Leve ao frigorifico cerca de 2 horas. Um pouco antes de servir polvilhe com o cacau. Coloquei uma physalis em cada taça.
E Bom Apetite!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bacalhau Dourado

Ainda não tinha colocado aqui receitas de bacalhau. Que falhanço... Não porque não se coma cá em casa, mas porque ou as fotos não ficam bem ou porque me esqueci de fotografar... enfim. Aqui fica uma variação do Bacalhau à Brás, que em minha casa se chama de Bacalhau Dourado. É assim que a minha sogra lhe chama, e como as minhas filhas gostam, faço-o  muitas vezes.
É esta a receita:

Ingredientes:

2 postas de bacalhau
800g de batatas em cubos
4 ovos
salsa picada
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
azeitonas pretas
azeite, sal e pimenta de minho q.b


Preparação:

Escalde as postas de bacalhau em àgua fervente durante cinco minutos e deixe arrefecer. Retire a pele e as espinhas e desfaça-o em lascas. Frite as batatas e escorra-as sobre papel absorvente.  
Pique a cebola e os alhos e leve a refogar. Quando a cebola estiver mole, junte o bacalhau e deixe refogar  um pouco. Bata os ovos muito bem batidos com uma pitada de sal e pimenta. Junte-lhes a salsa picada. Junte as batatas ao bacalhau. Adicione os ovos e envolva. Sirva decorado com azeitonas pretas e uma salada.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Perna de Perú Assada com Mel e Alecrim

Mais um almoço super saboroso! Perna de Perú assada no forno. Uma carne deliciosa, saborosa e sobretudo super saudável. As carnes de perú e de frango são super versáteis, podem-se fazer refeições muito variadas, e são muito apreciadas aqui em casa.
Fiz assim:


Ingredientes:

1 perna de perú
sal e pimenta a gosto
vinho branco q.b.
azeite q.b.
2 dentes de alho
1 cebola
2 astes de alecrim
2 c. sopa de mel


Preparação:

 

De véspera esfregue a perna de perú com os alhos em laminas, o sal, a pimenta e 1 aste de alecrim desfeita. Regue com o vinho branco e um jorro de azeite. Reserve no frigorifico.
Para assar, ligue o forno a 180º. Corte a cebola em laminas e coloque na assadeira. Por cima sobreponha o perú e o restante alecrim. Regue com um pouco da marinada e um bom fio de azeite.  Leve ao forno. Deixe assar lentamente, cerca de duas horas. A meio da assadura regue com o mel  e deixe terminar de assar.
Servi a carne acompanhada de ervilhas e batatas coradas.
E Bom Apetite!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Bavaroise de Caramelo de Banana da Madeira


Sexta Feira. Estamos quase no fim de semana. Mais uma semana que passou a correr, sem eu conseguir fazer aquilo que tinha programado. As fotografias começam a amontoar-se para serem separadas e devidamente juntas à receita. É uma tarefa que tem que ser feita com calma para que o trabalho final fique mais ou menos com queremos.  Embora nem sempre o consiga... .Veremos como corre no fim de semana.
Para finalizar a semana deixo aqui a receita da sobremesa, do aniversário do meu marido. Já alterei a receita original, e na próxima vou substituir as bananas por manga ou ananás. O segredo desta sobremesa são as bananas de qualidade, da Madeira claro!
É esta a receita:

Ingredientes:


(adaptado e alterado de " O Ingrediente Perfeito" de Marcus Wareing)

2 bananas da Madeira bem maduras
80g de açucar
200ml de leite
400ml de natas
4 gemas de ovos
4 folhas de gelatina
25ml de rum (usei whisky velho)
gelado de nata e chocolate preto derretido para servir
Preparação:
 
Leve o açucar ao lume num tachinho, com um bocadinho de àgua. Bata as bananas num liquidificador até ficarem em puré. Quando o açucar ficar em caramelo clarinho, junte-lhe as bananas, mexendo bem. Junte o leite e continue a mexer. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Numa taça bata bem as gemas e junte-lhes um pouco da mistura anterior, mexendo sempre.  Misture tudo e leve de novo ao lume até engrossar.
Coloque a gelatina a demolhar em àgua fria. Retire da àgua e escorra bem. Junte na mistura de bananas e envolva até disolver, junte o rum.
Quando o creme estiver quase frio, bata as natas e envolva-as  no preparado de banana. Bata bem.
Divida o preparado por tacinhas e leve ao frigorifico  2 horas, até estar firme.
Na hora de servir coloque em cima uma bola de gelado de nata e um pouco de chocolate derretido.


E Bom Apetite!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pato assado com Laranja

O nome desta receita pode dar a entender que este Pato é "mais do mesmo". Acreditem que não. O Pato assei-o como sempre fiz, mas o que faz a verdadeira diferença é este molho fantástico, cuja receita me foi gentilmente passada  pela minha querida Z. Para ela um grande beijinho.O pato foi o prato principal no aniversário do M, no passado dia 10 de Fevereiro.
Aproveito esta receita, para com ela participar no desafio do Blog Cinco Quartos de Laranja-Seis anos e uma receita com laranja.
É esta a receita:

Ingredientes:

1 pato com cerca de 2kg
2 dentes de alho
1 cebola
3 laranjas
azeite q.b.
vinho do porto a gosto
sal e pimenta q.b.
vinho branco q.b.
tomilho fresco
1 couve roxa cortada em juliana
6 c. sopa de açucar
6 c. sopa de vinagre
1 c. chá maizena

Preparação:

Tempere o pato com o sal, a pimenta moida na hora, o tomilho, os alhos picados, e a cebola em lâminas finas. Esfregue bem com esta mistura. Corte a laranja  em rodelas e junte ao pato. Regue com o vinho branco e deixe marinar pelo menos duas horas. Aqueça o forno a 180º. Transfira o pato para uma assadeira e coloque dentro as rodelas de laranja. Regue com um pouco da marinada, com o vinho do porto e um fio de azeite e leve ao forno. Quando o pato estiver douradinho, convém virá-lo, para que fique assado po igual. Deixe assar lentamente,  cerca de duas horas, tendo o cuidado de ir regando com o próprio molho.
Entretanto corte a couve, lave bem e escalde-a cerca de 5 minutos. Escorra e reserve.
Para o molho, leve ao lume num tachinho o vinagre com o açucar. Deixe ferver bem até ficar com uma espécie de calda grossa (tipo caramelo bem claro). Junte o sumo de duas laranjas e mexa até que o sumo esteja bem envolvido na calda. Desfaça a maizena num pouquinho de àgua e junte ao molho. Deixe fever mexendo sempre até o molho engrossar.
Retire o pato para a travessa de servir. Decore com laranja às rodelas, a couve roxa e cubra com o molho. Acompanhe com arroz branco. A couve muda de côr em contacto com o molho, ficando com uma tonalidade côr de rosa. Fica com um aspecto fantástico, e o sabor... é demais.
E Bom Apetite!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cogumelos Recheados no Forno

Mais uma entrada do jantar de aniversário do M. Cogumelos  recheados e assados no forno. Esta entrada não foi invenção minha, mas dele, do meu marido. Serviram de entrada, mas podem ser uma refeição ligeira, devidamente acompanhados de uma salada.
Fiz assim:


Ingredientes:

300g cogumelos brancos frescos
100g bacon
queijo mozarella ralado a gosto
200g camarão cozido descascado
azeite e oregãos secos a gosto
vinho do porto q.b.


Preparação:

Retire os pés aos cogumelos. Lave-os e seque-os com papel de cozinha. Coloque-os num recipiente de forno com a cavidade para cima. Pique o bacon bem picadinho e coloque dentro dos cogumelos. Cubra o bacon com o queijo e por cima coloque um camarão descascado. Polvilhe com os oregãos.  Regue com um fio de azeite e com uns pingos de vinho do porto. Leve ao forno pré-aquecido até cozer os cogumelos e derreter o queijo e gratinar um pouquinho,
Acompanhe com fatias de pão torrado.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bolo de Dois Chocolates

Este foi o Bolo de Aniversário do M. Chocolate em dose dupla. Ideal para quem gosta de chocolate preto e... chocolate branco. Assim, foi um dois em um. É uma receita da Nestlé, que encontrei numa embalagem de chocolate preto para culinária, e ... é uma delicia.
É esta a receita:

Ingredientes:

Bolo:
1 tablete de chocolate preto de culinária Nestlé
200g manteiga
200g de açucar
200g de farinha
6 ovos
50g de amêndoa moida
1 c. chá fermento
manteiga para untar

Cobertura:
1 tablete de chocolate branco de culinária Nestlé
1 dl de natas
15g de manteiga
Framboesas a gosto

Preparação:

Ligue o forno a 180º. Barre uma forma redonda com manteiga e polvilhe de farinha. Parta o chocolate preto em pedaços e deite-o numa tigela, junte a manteiga e coloque a tigela em banho maria até que o chocolate derreta. Retire do banho maria, mexa bem e deixe arrefecer.
Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açucar até obter um creme fofo, junte o chocolate derretido  e mexa. Junte a farinha, o fermento e a amêndoa. Mexa bem. Junte as claras em castelo e misture muito bem. Deite na forma e leve ao forno 45 minutos.
Quando o bolo estiver cozido, retire e deixe arrefecer um pouco. Desenforme e guarde.
Para a cobertura, leve ao lume as natas e deixe ferver. Retire do lume, junte o chocolate branco e deixe repousar durante 10 minutos. Mexa até obter um creme liso e junte a manteiga. Envolva bem e deixe arrefecer.
Cubra o bolo com a cobertura e decore a gosto com as framboesas.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Camembert com Bacon e Mel

Este queijo foi uma das entradas do Jantar de Aniversário do meu Marido. É muito Bom! Faz-se num instante, é super fácil (básico + básico não há). É optimo para acompanhar tostinhas ou pão tostado no forno. Não gosto de deitar nada fora, e o pão que sobra vai directamente para o congelador. Quando preciso retiro, deixo descongelar uns minutos e levo ao forno cortado em fatias. Tudo se aproveita e para mim, para este queijo, ainda  é melhor que as tostas.
Fiz assim:

Ingredientes:

1 queijo camembert (caixa de madeira)
fatias de bacon fininhas
oregãos secos
2 c. sopa de mel


Preparação:

Retire o queijo da caixa e coloque por cima e à volta as fatias de bacon. Prenda com palitos. Coloque o queijo num recipiente de ir ao forno e polvilhe-o com os oregãos. Cubra com o mel e leve ao forno bem quente cerca de 20 minutos, ou até o queijo começar a borbulhar e o bacon ficar douradinho.
Acompanhe com um Bom Tinto e em Boa Companhia!
E Bom Apetite!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Macarrão Gratinado com Frango e Espinafres


Mais uma massa. Quando quiser preparar um refeição simples, rápida e saborosa aqui fica uma sugestão. Este macarrão vai fazer as delicias dos mais pequenos (e dos grandes também), pois pelo menos foi o que aconteceu cá em casa.  Ai Mãe, estou com àgua na boca... Mãe posso servir-me? (enquanto eu fotografava).
Que bom Mãe, está 5 *,  foi o comentário final das minhas filhas.
Fiz assim:
  

Ingredientes:
400g macarrão
2 peitos de frango em tirinhas
150g de espinafres em folhas
150g cogumelos frescos
azeite e sal q.b.
mistura alho e salsa Espiga
150g queijo mozarella ralado
50g manteiga
50g de farinha
5 dl de leite
pimenta de moinho q.b.
noz moscada ralada
Preparação:
Leve ao lume um tacho com azeite e core as tiras de frango e os cogumelos laminados. Tempere de sal e pimenta e a mistura Espiga.  Adicione os espinafres e deixa acabar de cozer um pouco. Faça o molho levando ao lume  a manteiga a derreter. Junte a farinha, mexa bem e em lume brando adicione o leite. Tempere de sal, pimenta e a noz moscada. Mexa sempre até engrossar um pouco. Coza  o macarrão em àgua temperada de sal cerca de 8 minutos. Escorra. Junte à massa a carne e o molho. Envolva bem. Coloque o preparado num recipiente de forno. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno quente a gratinar durante 10 minutos. É muito bom.
E Bom Apetite!  

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tagliolini Nero com Camarão

Esta massa estava deliciosa. A embalagem, comprada pelo M, já estava no frigorifico à uns dias, à espera de ser cozinhada. Ontem, sem nada destinado para cozinhar, e com as horas contadas pois tinhamos um compromisso, foi o nosso jantar. Saíu muito bem com o camarão.
Fiz assim:


Ingredientes:

250g  de Tagliolini Nero fresca
150g de camarão cozido
200g de camarão descascados
2 dentes de alho picados
pimento vermelho e verde q.b.
azeite e sal a gosto
1 c. chá de açafrão em pó
1 dl de vinho branco
3 c. sopa de natas
salsa picada q.b.


Preparação:

Pique os dentes de alho e leve ao lume com o azeite. Junte o pimento cortado em pedacinhos, os camarões e deixe saltear um pouco. Tempere de sal,  pimenta e junte o açafrão  envolvendo bem. Regue com o vinho branco e junte as natas. Entretanto coza a massa por 4 minutos, em àgua e sal e escorra-a. Rectifique os temperos do camarão e envolva na massa. Sirva polvilhado com salsa picada.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Affogato de Frutos Silvestres

Esta sobremesa lembra-me as férias do ultimo Verão. Os momentos passados com as minhas sobrinhas L. e S. a ver os programas do Jamie Oliver, e as corridas de seguida ao supermercado para comprar os ingredientes.  Fizemos várias receitas, entre elas este affogato. A versão original era com cerejas negras em calda, tipo uma compota, que conseguimos comprar onde estavamos a passar férias, mas cá em Braga não consigo encontrar em lado nenhum. Substituí as  cerejas por frutos vermelhos e resultou muito bem. É um sobremesa deliciosa e que se faz na hora. Ideal para improvisos de momento.
Faço assim:

Ingredientes:
Bolacha tipo shortcake/manteiga - usei torrada
Gelado de Nata
Frutos Vermelhos (podem ser congelados)
açucar q.b.
Café espresso q.b

Preparação:

Pique as bolachas grosseiramente e distribua pelas taças onde vai servir. Coloque os frutos vermelhos num tacho e leve ao lume com um pouco de açucar até descongelar e derreter. Reserve e deixe arrefecer. Coloque uma bola de gelado sobre a bolacha e depois os frutos vermelhos. Regue com o café quente e sirva sem demora.
E Bom Apetite!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Risotto de Camarão

Mais um risotto. Desta vez de camarão. Ficou muito bom, não adicionei o queijo parmesão no final pois achei que o sabor do tomate e do marisco "não pedia" o queijo. Não me enganei... estava delicioso!
Vamos à receita:


Ingredientes:

400g de arroz para risotto
300g de camarão
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate grande bem maduro
pimento verde, amarelo e vermelho q.b.
Caldo de legumes q.b.
1 malagueta inteira
azeite, sal e pimenta q.b.
1 c. sopa de manteiga
salsa picada

Preparação:

Começe por fazer o caldo. Leva-se uma panela ao lume com àgua, os talos dos legumes (usei bróculos, penca, salsa e alho francês)  o sal a malagueta inteira e a pimenta. Deixa-se ferver e depois mantem-se quente.
Picam-se a cebola e os alhos bem picadinhos e refogam-se no azeite, até começarem a ficar moles. Adicionam-se o tomate, triturado na picadora, o pimento em tiras o arroz e deixa-se fritar um pouco, até o arroz ficar translucido. Refresca-se com o vinho branco e deixa-se evaporar. Vai-se juntando conchas de caldo, aos poucos e mexendo sempre o arroz. Quando se tiver evaporado o caldo, junta-se mais e assim sucessivamente. A meio da cozedura junta-se o camarão e envolve-se. Retificam-se os temperos. Quando o arroz estiver cozido,  mas ainda "al dente", junta-se a manteiga. Deixa-se descansar por 2 minutos. 
Serve-se sem demora polvilhado com salsa picada!
E Bom Apetite!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Bolo de Laranja da Sogra













Para acabar a semana deixo aqui um bolinho. Nesta época do ano em que abundam as laranjas trago esta receita de Bolo de Laranja.
Não foi batizado por mim, mas tem um nome engraçado. Esta receita foi encontrada nas minhas pesquisas pela blogosfera, não sei é o nome do site/blogue de onde a tirei, e é desde à anos a receita de bolo de laranja que faço sempre. Alterei um pouco a receita e fica um bolo muito bom, grande, económico e muito saboroso.
O seu nome serve também para aqui deixar uma homenagem à minha sogra, pois ela é uma excelente doceira, e não é uma "sogra" mas mais uma Mãe. Um beijinho para a avó R.
E é esta a receita:


Ingredientes:

1 laranja grande (ou 2 médias)
4 ovos
2 chávenas  de açucar
2  chávenas de  farinha
1/2  chávena de óleo de girassol
1/3 chávena de leite
1 c. chá fermento em pó
sumo de 2 laranjas para cobrir
1 c. sopa de açucar

Preparação:

Lave bem a laranja e esfregue bem a casca para retirar qualquer tipo de sujidade. Retire-lhe os topos e corte-a em gomos. Coloque a laranja, o açucar, o oleo e os ovos inteiros no copo liquidificador e bata durante 5 minutos. Junte a farinha com o fermento e envolva a mistura da laranja. Envolva bem, batendo ligeiramente. Junte o leite e bata mais um pouco. Leve a forno quente, 200º, cerca de 45 minutos. Faça o teste do palito. Retire o bolo do forno e deixe arrefecer um pouco. Leve ao lume o sumo das laranjas com açucar até dissolver. Desenforme para o prato onde vai servir e regue com a calda de laranja.
E Bom Apetite!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Frango de Fricassé

Mais uma receita de Frango. Rápida e muito saborosa, é do agrado de todos cá em casa.
É esta a receita:


Ingredientes:

1 frango
1 cebola
3 dentes de alho
azeite,sal e pimenta q.b.
oregãos secos
2 dl de vinho branco
1 c. sopa de maizena
2 gemas
1 limão
salsa picada q.b.


Preparação:

Parta o frango em pedaços e tempere de sal e pimenta. Leve ao lume um tacho com o azeite e core aí o frango. Junte a cebola e os alhos picados e deixe refogar. Junte os oregãos, regue com o vinho branco e um pouquinho de água e deixe cozer lentamente cerca de 20 minutos.
Dissolva a maizena em água e incorpore no molho do frango mexendo sempre até engrossar. Rectifique os temperos e deixe cozer mais 5 minutos. Retire o frango para o recipiente onde o vai servir e mantenha quente. Bata muito bem as gemas com o sumo do limão e adicione-lhes a salsa picada. Junte as gemas ao molho de cozinhar o frango e deixe cozer até obter um molho cremoso. Verta sobre o frango e sirva acompanhado de arroz branco.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Batatinhas Salteadas

Estas batatas são do mais básico que há... mas são deliciosas! Optimas para acompanhar peixe ou carne e fazem-se em 20 minutos. 
É das maneiras mais simples de comer batatas, fujindo das simplesmente cozidas ou então das fritas.
É esta a receita:


Ingredientes:

1 kg de batatinhas para assar
sal e azeite q.b.
mistura  de alho e salsa da Espiga
oregãos frescos

Preparação:

Começe por lavar muito bem as batatas, esfregando-as com a esponja de cozinha. De seguida leve-as a cozer em água temperada de sal cerca  de 15 minutos. Retire-as e deixe escorrer.
Leve ao lume uma frigideira com azeite e deixe aquecer ligeiramente. Coloque aí as batatas e vá agitando o tacho para irem salteando  a toda a volta. Quando estiverem bem douradas, polvilhe com a mistura de alho e salsa. Retire do lume e salpique com tomilho picado para perfumar. São uma delicia!
E Bom Apetite!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir