sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Folhadinhos de Doce de Gila

Estes folhadinhos são do mais básico que há! Não dão trabalho nenhum e são muito bons. Pode-se variar o recheio e colocar compotas, gila com amendoas, queijo ou fiambre.
E na hora do lanche para petiscar sabem muito bem!


Ingredientes:

1 massa folhada de compra
Doce de gila q.b. ( foi feito por mim)
1 gema para pincelar

Preparação:

Corta-se a massa folhada em quadradinhos de cerca de 5cm. No centro da massa coloca-se um pouco de doce de chila. Enrola-se a massa formando uns pequenos rebuçados e deixa-se ficar uma borda de ambos os lados, que se dobra. Forra-se o tabuleiro com papel de forno. Colocam-se aí os folhadinhos e picelam-se com gema de ovo.
Levam-se a forno bem quente (200º) até estarem douradinhos e a massa bem folhada.
Comem-se morninhos. (Mas com cuidado para não se queimar!)
E Bom Apetite!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Lombinhos de Pescada com Tomate e Pimentos

Estes lombinhos cá em casa tem um nome:  peixe com molho. A filha mais velha gosta muito e de vez em quando lá diz: Mãe faz peixe com molho! Hoje fi-lo para o Jantar mesmo sem ter sido pedido.
Aqui vai a receita:

Ingredientes:

6 lombinhos de pescada (usei congelados)
2 cebolas
3 dentes de alho
1 pimento verde
1 pimento vermelho
3 tomates madurinhos
sal, pimenta e azeite q.b.
1 raminho de salsa
2 dl de leite

Preparação:

Num tacho largo colocam-se as cebolas em meias luas e os alhos em laminas. Junta-se azeite e leva-se ao lume a refogar um pouco até a cebola ficar mole. Juntam-se os pimentos em pedaços e os tomates limpos de peles e grainhas.
Deixa-se ficar até a cebola comecar a ganhar uma tonalidade douradinha. Colocam-se por cima os lombos de pescada, a salsa e tempera-se se sal e pimenta a gosto. Rega-se com o leite e tapa-se o tacho.
Deixa-se ficar por 10 minutos, tendo o cuidado de vigiar para não colar ao fundo. Se estiver a ficar sem molho põe-se mais leite. Retiram-se os lombos de peixe do tacho e passa-se o molho com a varinha mágica. Coloca-se de novo o peixe, retificam-se os temperos e deixa-se cozer lentamente até o peixe terminar de cozer. Ao servir polvilha-se com salsa picada.
Acompanhei com batata cozida e legumes (cenoura em palitos, courgete e feijão verde) escaldados e salteados em azeite e alho.
E Bom Apetite!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Bifinhos de Perú com Queijo e Espinafres


Estes bifinhos são muito bons. Fazem-se num instante, são muito saborosos e cá em casa desaparecem rapidamente! Todos gostam e repetem!
É esta a receita:

Ingredientes:

6 bifes de peru fininhos
6 fatias de queijo de barra
espinafres q.b.
sal e pimenta de moinho a gosto  
azeite q.b.
2 dentes de alho
vinho moscatel q.b.

Preparação:

Liga-se o forno a 200º para ir aquecendo. Arranjam-se os espinafres em folhas e escaldam-se em àgua fervente com sal  por dois minutos. Escorrem-se e reservam-se.
Espalmam-se os bifes e temperam-se de sal e pimenta. Coloca-se por cima do bife uma fatia de queijo e uma porção de espinafres. Enrola-se bem e ata-se com fio de cozinha.
Leva-se uma frigideira ao lume com o azeite e os alhos esmagados com a casca. Douram-se aí os bifes e de seguida colocam-se num pirex. Borrifam-se com o moscatel e levam-se ao forno para terminar a cozedura cerca de 20 minutos.
Acompanhei com arroz branco e tomatinhos chucha. 
E Bom Apetite!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pudim de Leite Condensado

Este pudim já não é novidade para ninguém, mas é uma delicia. Fresquinho sabe mesmo bem, é dificíl resistir...
É esta a receita:

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
5 ovos
2 medidas da lata de leite meio gordo
caramelo liquido q.b.

Confecção:

Juntam-se os ovos inteiros com o leite condensado e mexe-se muito bem com vara de arames. De seguida junta-se o leite e bate-se mais um pouco. Barra-se uma forma de canudo com o caramelo liquido e deita-se a mistura.
Coloca-se a forma num tabuleiro com àgua, e leva-se o pudim ao forno a cozer em banho maria cerca de 50 minutos. Deixa-se arrefecer um pouco e leva-se ao frigorifico. Depois de frio desenforma-se e decora-se a gosto.
E Bom Apetite!

domingo, 25 de dezembro de 2011

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Doce de Gila

O doce de gila (ou chila?) tem vários truques que não podem ser descurados.
Já vi  receitas deste doce em vários blogues, e o modo de o fazer é praticamente igual. Dá um bocadinho de trabalho mas vale a pena. Então é esta a  receita:

Ingredientes:

1 abóbora gila (depois de cozida pesava 800g)
700g de açucar
2 paus de canela
2 dl de àgua
2 cascas de limão

Preparação:

Começamos por atirar com a abóbora ao chão (é "proibido" cortar o abóbora de faca pois altera o sabor da gila) de modo a quebrá-la em pedaços. De seguida  temos de retirar todos os filamentos amarelos e as pevides. Lava-se a abóbora em várias àguas até deixar de fazer espuma. Deixa-se ficar de molho de um dia para o outro. Leva-se a gila a cozer em àgua e sal cerca de 30 minutos, ou até ver a casca a começar a soltar-se. Deixa-se arrefecer um pouco e desfia-se a gila em fios. Lava-se muito bem, escorre-se e pesa-se.
Leva-se ao lume a àgua com o açucar, a canela e o limão até fazer ponto de pérola. Depois da gila bem escorrida, junta-se à calda de açucar e deixa-se ferver mais ou menos 40 minutos, ou até ao passar a colher de pau no fundo do tacho se formar uma estrada. Depois de pronto coloca-se ainda quente em frascos esterilizados e bem fechados. Colocam-se os frascos de cabeça para baixo até arrefecer o doce, de modo a ganhar vácuo. Assim o doce dura muito mais tempo sem se estragar.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bolo de Natal

Já só faltam 6 dias para o Natal.... As filhas já começaram as férias da escola.
A àrvore de Natal está feita, as decorações estão prontas. Vai ser uma semana de correrias, mas espero ter ainda um tempinho para deixar aqui mais algumas ideias para a época natalicia.
Hoje deixo aqui uma receita de um Bolo de Natal que é uma delicia! Pelo menos foi o que disseram... (aqueles que o comeram!)
É esta a receita:

 Ingredientes:

200g de açucar
200g de manteiga
5 ovos
250g de farinha
1 cálice peq. de vinho do porto
raspa de 1 limão
1 c. chá de fermento em pó
200g de fruta cristalizada
150g de frutos secos (nozes, amendoa, corintos)
50g de gila (usei caseira, feita por mim... será o próximo post!)

Preparação:

Amassa-se bem a manteiga com o açucar. Juntam-se depois os ovos, um a um e a raspa do limão. Envolve-se bem. Junta-se o vinho do porto. Peneiram-se a farinha e o fermento e envolvem-se na massa. Picam-se as frutas em bocadinhos (reservam-se quatro pedaços para decorar) misturam-se aos frutos secos e envolvem-se com um pouco de farinha. Por fim misturam-se na massa do bolo. Unta-se muito bem com manteiga e polvilha-se de farinha, uma forma de fundo amovivel. Verta a massa e leve ao forno cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, retira-se o bolo do forno e põe-se a gila e as frutas reservadas por cima. Leva-se ao forno mais 25/30 min. (faça o teste do palito). Retira-se o bolo do forno deixa-se arrefecer e polvilha-se com açucar pilé.
E Bom Apetite!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Lombo de Porco Folhado

A pedido da minha amiga M. aqui está a receita...
Este lombo de porco é muito bom! Não fica seco e é muito saboroso. Uma maneira diferente de apresentar carne assada (escondida na massa folhada!).
É esta a receita:

Ingredientes:

1,500g de lombo de porco
queijo fresco de ervas (tipo filadélfia) q.b.
1 dl vinho branco
1 laranja
3 dentes de alho
sal, pimenta, tomilho seco e azeite a gosto
1 massa folhada de compra

Preparação:

Tempera-se a carne com o alho picado, o tomilho, sal, pimenta, o vinho branco e um fio de azeite (o azeite ajuda a deixar a carne mais tenra e saborosa). Deixa-se repousar cerca de duas horas. Põe-se a carne numa assadeira rega-se com um pouco da marinada, o sumo da laranja e mais um pouco de azeite. Cobre-se com papel de prata e vai ao forno cerca de 1h30m a 180º. Vai-se regando com o próprio molho, Aumenta-se a temperatura do forno e retira-se a prata. Deixa-se assar mais 30minutos. De seguida deixa-se arrefecer um pouco. Estende-se a massa folhada e põe-se dentro a carne. Barra-se a carne com o queijo de ervas e enrola-se. Pincela-se com gema de ovo eleva-se ao forno cerca de 20/25 minutos. Cuidado para não queimar (o meu ficou um pouco mulato, mas estava muito bom!). Acompanhei com gratinado de batata e salada.

E Bom Apetite!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pão de Ló Rápido

Este Pão de Ló é uma delícia. Super fácil de fazer e desaparece num instante. A receita não é minha, foi passada à minha irmã pela  L. Para ela o meu agradecimento.
É esta a receita:

Ingredientes:

10 gemas
4 ovos inteiros
300g de açucar
150g de farinha
uma pitada de sal fino

Preparação:

Batem-se as gemas com os ovos inteiros, o sal e o açucar com a batedeira durante 10 minutos.
Por fim junta-se a farinha aos poucos.
Vai ao forno em forma de buraco, bem untada de manteiga e polvilhada de farinha durante cerca de 40 minutos.
E Bom Apetite!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Pêra Rocha com Porto e Queijo da Serra

Esta Pêra Rocha foi muito apreciada!!! Uma sobremesa diferente...Ideal para os dias de festa que se avizinham.`
É esta a receita:


Ingredientes:

4 pêras rocha
2 paus de canela
1 limão
1 laranja
200ml de vinho do porto
queijo da serra q.b.
hortelã q.b.

Preparação:
Descascam-se as pêras, cortam-se ao meio e retiram-se os caroços. Colocam-se as pêras num tacho com o vinho do porto, um pouco de àgua, os paus de canela, o sumo da laranja e duas cascas de limão. Deixam-se cozer lentamente. Depois de cozidas, deixam-se arrefecer um pouco.
Servem-se as metades das pêras com uma bola de gelado, e no local do caroço coloca-se uma bolinha de queijo da serra. Decora-se com a hortelã e paus de canela.
E Bom Apetite!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Frango do Campo com Alecrim






















Para um almoço de Domingo, saíu este frango assado. Fica muito saboroso e o aroma a alecrim é  fantástico.
Servi com salada verde e arroz branco.
É esta a receita:


Ingredientes:

1 frango do campo
6 dentes de alho
1 ramo de alecrim fresco (apanhei-o na hora no meu quintal!)
bacon em pedaços
2 cebolas
azeite, sal e pimenta q.b.
1 cubo de galinha
1 limão
1 dl vinho do porto


Preparação:

Lava-se o frango muito bem e seca-se com rolo de cozinha. Atam-se as pernas e as asas com fio de cozinha e tempera-se o frango (dentro e fora) com o sal, a pimenta, os alhos esmagados e o sumo de limão. Desfaz-se o cubo de galinha e coloca-se dentro do frango com parte do alecrim e o limão em pedaços.
Colocam-se as cebolas em gomos, o alecrim, o bacon e o frango no tabuleiro. Regua-se com o vinho do porto e o azeite e leva-se ao forno a assar lentamente (180º) cerca de 1 hora. Vai-se regando com o próprio molho e aumenta-se a temperatura do forno para  200º. Deixa-se assar por mais 30 minutos.
E Bom Apetite!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Pudinzinhos de Tapioca com Coulis de Manga

Esta é uma variante do Doce de Tapioca que costumo fazer. Uma sobremesa fresquinha, pouco doce e que sabe sempre bem.
É esta a receita:


Ingredientes:

1 pacote de Tapioca de 225g
200g de açucar
1/2L de leite
4 gemas
6 folhas de gelatina
2 cascas de limão
1 manga
1dl de àgua
óleo e paus de canela q.b.

Preparação:

Põe-se a tapioca  a demolhar em àgua fria durante 1 hora. Depois põe-se a escorrer. De seguida leva-se ao lume brando a tapioca com metade do leite, as cascas do limão e 1 pau de canela e deixa-se ferver, tendo o cuidado de mexer sempre para não pegar. Demolha-se a gelatina em àgua durante 10 minutos. À parte mistura-se o restante leite com 150g de açucar e as gemas. Bate-se bem e envolve-se no preparado de tapioca, até cozer as gemas. Escorre-se a gelatina e mistura-se ao preparado anterior até dissolver. Deixa-se arrefecer um pouco. Untam-se as forminhas com óleo e enchem-se com a tapioca. Levam-se ao frigorifico para solidificar.
Para o coulis, junta-se a manga em pedaços com a àgua e o restante açucar. Deixa-se ferver cerca de 5 minutos e depois passa-se com a varinha mágica. Reserva-se no frigorifico até arrefecer bem.
Desenformam-se os pudins, regam-se com o coulis e decoram-se com os paus de canela.

E Bom Apetite!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Queijo Assado com Figos e Nozes

Das minhas invenções para um almoço em familia nasceu esta entrada...
É de uma simplicidade... e é deliciosa!!!
É esta a receita:



Ingredientes:

1 queijo camembert ( de caixa de madeira)
100g de figos secos cortados em pedaços
3 c. sopa vinagre balsámico
100g nozes picadas grosseiramente
1 c. sopa mel

Aquece-se o forno a 200ºC. Põe-se o queijo num recipiente que possa ir ao forno e leva-se a assar por 15 minutos. Entretanto picam-se os figos e levam-se ao lume com o vinagre. Se começar a secar, junta-se uma colher sopa de àgua. Deixa-se ferver em lume brando até reduzir, (cerca de 5 minutos). Cobre-se o queijo com os figos e polvilha-se  com as nozes. Rega-se com o mel e vai de novo ao forno, por mais 10 minutos.
Acompanha-se com tostas ou pão torrado.
E Bom Apetite!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Gratinado de Batata

A pedido da filha mais velha... que adora estas batatas! Serviram, junto com uma salada verde, de acompanhamento a uma carne folhada  (será um dos próximos posts).

Ingredientes:

7 batatas grandes
6 dentes de alho
1 ramo de salsa
500ml de natas
sal e pimenta q.b.
queijo ralado

Preparação:

Descascam-se as batatas e cortam-se em rodelas o mais fino possível. Descascam-se também os alhos. Esfrega-se bem um pirex com um dente de alho cortado ao meio, para intensificar o sabor.
Pica-se a salsa e os alhos bem picados na picadora. Colocam-se as as batatas no pirex de modo a cobrir o fundo, polvilha-se com a salsa e o alho picados e um pouco de sal fino.
Coloca-se outra camada de batatas, depois o alho e a salsa, e assim sucessivamente até esgotar os ingredientes. A ultima camada deverá ser de batatas.
Batem-se ligeiramente as natas com uma pitada de pimenta e vertem-se sobre as batatas, de modo a cobrir as batatas. Se necessário junte um pouco de leite
Cobre-se com papel de aluminio e leva-se ao forno (180º) durante cerca de 1 hora.
Retira-se então o papel e polvilha-se com o queijo ralado. Aumenta-se o forno para os 200º para acabar de cozer e gratinar as batatas..
E Bom Apetite!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Arroz de Peixe



Umas postas de Abrótea fresca foram o ponto de partida para este arroz. Ficou uma delicia!
É esta a receita:

3 postas de abrótea (pode ser outro peixe -pescada, corvina etc.)
200g de camarão descascado
400g de arroz vaporizado
3 tomates médios madurinhos
azeite q.b.
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
pimento às tiras q.b.
1 malagueta
sal a gosto
salsa picada

Coze-se o peixe em àgua temperada com sal. Depois de cozido, retiram-se a pele e as espinhas ao peixe e reserva-se.
Faz-se um refogado com a cebola e os alhos, quando ganhar um pouco de cor juntam-se os tomates bem picados no robô de cozinha (na minha Bimba!) e deixa-se refogar mais um pouco. Junta-se mais ou menos 1,5L da àgua de cozer o peixe e deixa-se ferver bem. Junta-se o arroz, o camarão o pimento e a malagueta. Quando o arroz estiver quase cozido junta-se o peixe. Retificam-se os temperos e deixa-se repousar um pouco.
Serve-se polvilhado de salsa picada.

E Bom Apetite!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Bolachinhas de Manteiga e Baunilha



A pedido das filhas, bolachinhas fofinhas. Foram na lancheira para a escola e souberam muito bem ao lanche com um chá quentinho.
É esta a receita:

Ingredientes:

250g de farinha
150g de açucar
200g de manteiga
1 colher café de baunilha em pó
1 ovo
leite q.b.
1 gema

Preparação:

Mistura-se a farinha com o açucar, a baunilha e a manteiga à temperatura ambiente, Amassa-se bem e junta-se  o ovo e leite q.b. até a massa ficar bem macia. Deixa-se repousar cerca de meia hora. Aquece-se o forno a 180º.
Estende-se a massa com o rolo e corta-se com os corta massas de diferentes feitios.
Forra-se o tabuleiro do forno com papel vegetal e colocam-se aí as bolachas e pincela-se com gema de ovo. Vão ao forno durante cerca de 12/15 min., (depende do forno!) ou seja quado estiverem douradinhas.
Deixam-se arrefecer um pouco e depois colocam-se em frascos próprios, (ou então comem-se!).

E Bom Apetite!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Risotto de courgete e cogumelos frescos

Aqui em casa somos apreciadores de risotto (as filhas nem tanto), já tinha feito com vários ingredientes mas com courgete foi a primeira vez. Ficou uma delicia..., a repetir mais vezes.
Para compensar acompanhei com hamburgueres caseiros.


Ingredientes:

400g arroz para risotto
1 cebola
3 dentes alho
200g cogumelos frescos
1 courgete
azeite q.b.
sal e pimenta
100ml vinho branco
legumes a gosto para o caldo (salsa, talos de aipo, alho francês etc.)
queijo parmesão ralado

Preparação:

Para o caldo, leva-se uma panela ao lume com àgua, os talos dos legumes sal e pimenta.
Deixa-se ferver e depois mantem-se a ferver, no minimo.
Picam-se a cebola e os alhos bem picadinhos e levam-se a refogar no azeite. Quando a cebola estiver translucida junta-se os cogumelos laminados, a courgete cortada em pedaços, o arroz e deixa-se fritar um pouco. Refresca-se com o vinho branco e deixa-se evaporar. Vai-se juntando conchas de caldo, aos poucos e mexendo sempre o arroz. Quando se tiver evaporado o caldo, junta-se mais e assim sucessivamente até o arroz estar cozido  mas ainda "al dente". Retificam-se os temperos. Por fim junta-se o queijo ralado (na hora!) e 1 colher de manteiga para ficar cremoso. Tapa-se deixa-se descansar dois minutos.
E está Pronto!


E Bom Apetite!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Bolo de Chocolate e Amêndoas

Ingredientes:

Bolo:
5 ovos
2 chávenas de farinha
1+1/2 chavena de açucar
1/2 chavena de cacau em pó
1/2 chavena de chocolate em pó
1/2 chavena de òleo
1 colher chá fermento
1 colher café de sal fino
1 chavena de àgua a ferver

Cobertura:
1 pasta de chocolate culinária
leite q.b.
1 colher chá manteiga
100g amêndoa palitada


Preparação:

Bolo:

Misturam-se todos os ingredientes, à excepção da àgua e bate-se tudo muito bem.
Por ultimo junta-se a àgua a ferver e bate-se mais um pouco.
Vai ao forno em forma sem buraco, bem untada de manteiga e polvilhada de farinha.
Coze cerca de 40 minutos, a 180º/200º. (Teste com um palito)
Quando estiver cozido desenforme e reserve.

Cobertura:

Parte-se o chocolate em bocados, junta-se o leite e vai a derreter em banho maria.
Se ficar muito espesso junta-se um pouco mais de leite, e por fim a manteiga, para dar brilho.
Numa frigideira derrete-se uma nozinha de manteiga e douram-se aí as amêndoas.

Cobre-se o bolo com o chocolate e polvilha-se generosamente com as amêndoas.

 E Bom Apetite!

Finalmente temos Blogue...


Depois da insistência e apoio do marido e filhas, das indecisões iniciais quanto ao nome que lhe queria dar, da ajuda preciosa e imprescindível da J., a quem agradeço desde já, aqui estou cheia de vontade de começar...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imprimir